top of page
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Buscar

Governo inicia programa de castrações que vai atender mais de 30 mil pets em Pernambuco

  • há 9 horas
  • 2 min de leitura

Iniciativa com investimento de R$ 20 milhões começou no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont


O Governo de Pernambuco iniciou nesta quinta-feira (19), através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, o programa “Castração”, que vai realizar mais de 33 mil cirurgias em cães e gatos em todas as regiões do Estado, e que começou no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, na Zona Sul do Recife. O investimento é de R$ 20 milhões. 


O agendamento para a castração do pet é gratuita e pode ser feita através do site go.petsapp.com.br. No portal, o tutor deve seguir o passo a passo: se cadastrar; cadastrar o animal; e escolher data e horário disponíveis. 



“Nós iniciamos os cadastros há cerca de um mês, é o maior programa de castração do Nordeste, com mais de 30 mil castrações contratadas. Temos local para triagem, vemos a saúde do animal, fazemos exames necessários e depois ele segue para sala de cirurgia. É um programa ousado, nunca antes feito pelo Governo do Estado e ficamos felizes com uma presença tão grande e as pessoas cobrando mais cadastros”, falou o secretário Daniel Coelho. 


No Santos Dumont, a iniciativa segue até o dia 7 de março. Posteriormente, moradores de Camaragibe e Olinda serão beneficiados com a ação, respectivamente, por 15 dias. Em seguida, o “Castramóvel” da secretaria vai atender o público no Interior de Pernambuco. 


O objetivo do Governo é evitar doenças infecciosas transmitidas entre animais e humanos. 


“O programa de castração é a política pública mais eficiente de evitar as zoonoses, como também os animais em situação de rua que acabam causando os maus-tratos. A castração de uma gatinha fêmea tira três mil gatinhos das ruas, a de uma cadela tira mil cães das ruas. Isso tem um impacto muito grande e em alguns anos vamos poder amenizar a situação desses animais”, explicou Daniel. 



Tutora da cadelinha Vitória - seguida por 175 mil pessoas no Instagram (@vitoria.abencoada) - e dona de mais de 30 animais adotados, Ana Santos celebrou a iniciativa do Governo de Pernambuco com o programa de castração. 


“Estou muito emocionada de participar, pois é um motivo de muita alegria, porque nós ativistas da causa animal sabemos o valor de uma castração. Estou nessa causa há 34 anos e sei o quanto era difícil antigamente, era luxo”, iniciou. 



“Hoje, um governo que faz política pública voltada para os animais, a gente tem que ficar muito feliz. Castração é vida, castração evita procriação de filhotes, evita animais nas ruas sofrendo, evita doenças. Então é uma benção”, completou.


 
 
 

Comentários


Nena Cabral 2025

bottom of page