top of page
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Buscar

Motos superam carros pela primeira vez em Pernambuco e frota ultrapassa 1,5 milhão de veículos

  • sitenenacabral
  • 9 de set.
  • 2 min de leitura

São mais de 30 mil motocicletas do que carros. Crescimento é impulsionado por cidades do interior, segundo o Detran.


Pela primeira vez, Pernambuco tem mais motos do que carros em circulação. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), são 1.571.127 motocicletas no estado, mais de 30 mil unidades do que a frota de carros, que totaliza 1.541.024 veículos .


ree

A virada nas estatísticas foi puxada principalmente pelos municípios do interior. De acordo com o levantamento do Detran, as cidades que apresentaram as maiores frotas de motos no estado foram:



As autoescolas confirmam a tendência. “Eu pergunto assim [para as novas turmas]: ‘Quem aqui está tirando [habilitação para] moto?’ Mais da metade, eu acho que 90% levanta a mão dizendo que tá tirando para moto. A moto é muito mais prática, muito mais econômica, isso é o que vem contribuindo para que eles optem por ter habilitação na categoria A”, contou o professor de autoescola Rômulo Tadeu.


Foi o que fez o empreendedor Gabriel Carvalho, de 22 anos. “No dia a dia, a moto é muito útil porque você consegue ir para um canto a outro com mais facilidade. Não pega trânsito, para você chegar em um lugar e estacionar é bem mais fácil. Fica bem mais em conta [do que um carro], tanto na parte da aquisição, quanto para manter”, disse.

Grande parte dos novos motociclistas não usa a moto apenas como transporte pessoal. Muitos vivem do trabalho sobre duas rodas. É o caso de Ezequiel Andrade, de 33 anos, que sustenta a família como entregador.

“Eu trabalhava antigamente na CLT, mas hoje eu tenho uma liberdade maior trabalhando de moto. Faz quatro anos que eu sou entregador e, nesse período, [percebi] um aumento de mais de 50% [no número de profissionais], fácil, fácil”, afirmou.

Para outros, a escolha pela moto significa praticidade no dia a dia e economia no final do mês. “A gente roda praticamente três vezes mais com a moto que com o carro, mas a gente paga praticamente o mesmo valor. A economia é muito maior”, contou o policial militar Wladimir Gomes da Silva.


ree

Pernambuco tem mais de 30 mil motocicletas em relação ao número de carros — Foto: TV Globo/Reprodução


 
 
 

Comentários


Nena Cabral 2025

bottom of page